terça-feira, 10 de junho de 2008

Junto com as atividades de Astronomia promovidas pelo SESC da esquina aqui em CURITIBA, tivemos mais três noites de observações de calçada (em frente ao SESC da esquina) que gostei muito. Ao todo, acho que umas 230 pessoas passaram pelas oculares nas 3 noites.
Na primeira Sexta-feira à noite, estava lá com dois telescópios mostrando os planetas Saturno e Jupiter. Aproveito para prestar homenagens ao excelente trabalho de Élisson, Juliana e (cara, tô esquecendo um nome... me desculpem), que juntaram Astronomia e arte num evento de duas semanas. Agradeço ao Elton que gentilmente foi comigo na quarta, levando mais um telescópio e ao Hara que esteve por lá na última sexta e me deu uma força. Presto honras ainda ao CACEP, que muito bem representado por seus mebros (Prof. José Luis, Prof. Amauri e muitos outros sócios), ao professor Roberto Bosczko (que conheci pessoalmente nesta ocasião) pela excelente palestra, ao Prof. Mário Sérgio, da UTFPR, pelo excelente curso preparado e ministrado, sempre com a competência que lhe é peculiar e ao sempre simpático professor Ronaldo Mourão (cuja pelestra perdi por estar na calçada, mas pude cumprimentá-lo e matar a saldade... abraço também para seu filho, fiel escudeiro) que sempre sabe encantar a todos com suas palestras. A Astronomia na calçada me trouxe ainda dividendos inesperados. Reencontrei o Joca, companheiro da Engenharia, que há mais de 20 anos não via (estava cantando música erudita ali por perto), o Charles apareceu (e pôde ver uns panetinhas), um médico gente boa que faz mestrado na área de mesuração de pressão intracraneana (cuja palestra, há um ano, me ensinou muito) e muitos outros. Ainda uma coisa. Aquele ponto do SESC é realmente especial. Quem passa por ali está indo ou saindo de alguma atividade cultural. A gente nota quase que instantaneamente isso. São pessoas mais curiosas, que aproveitam mais as chances que se lhes apresentam, que perguntam mais e se interessam genuinamente pelas coisas. Gostei muito de "trabalhar" lá. A palavra está com aspas primeiro porque representa de fato um trabalho, uma vez que sou coordenador do Clube de Astronomia da Universidade Tecnológica Federal do PR, CAUTEC, e segundo, porque não o encaro propriamente como um trabalho, pois gosto muito de fazer isso, é uma atividade diletante e gratuita que me traz muito contentamento. Para mim, é muito fácil esquecer o frio cortante, todas aquelas horas de pé, com meus pra lá de 45 anos, respondendo perguntas repetidas, apontando, reorientando, explicando aspectos daquilo que estão vendo. É um sacrifício que se vaporiza toda vez que vejo um sorriso no rosto de uma criança, um rapaz, uma mulher bonita, um velho... e a frase que mais ouço e não me canso de ouvir é: "noooossssaaaa!!!!!!.... a gente vê em fotos mas nem imagina que pode ser verdade... que lindo...".

Nenhum comentário: